segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O homem do apito



Falamos muito sobre atletas, técnicos, treinamentos e competições.

Mas é muito raro falar sobre eles, e na maioria das vezes que falamos fazemos críticas.


Na sua opinião, como está a arbitragem de seu Estado?


O que você mudaria na regra atual do BCR?


Qual a sua sugestão para melhoria da arbitragem nacional?


13 comentários:

  1. Eu acho que devem existir cursos para que sejam formados novos arbitros, e curso de reciclagem para os que já estão atuando.
    As vezes no mesmo jogo o mesmo movimento que A fez, B fez tambem. E as marcações se definem de forma diferente causando mal estar entre atletas e árbitros.

    ResponderExcluir
  2. Como se exigir dos arbitros sendo que na ha campeonatos locais e regionais ?
    ou seja, como qualifica-los ?
    a teoria é imprescindivel, só que de nada adianta se n houver a prática. Exemplo clássico o regime socialista perfeito no papel mas na pratica atendia a interesses pessoais de alguns. Sou atleta e sinto na pele o que o cristiano descreveu acima, mas, a culpa n é so da arbitragem e sim dos dirigentes das federaçoes e confederaçao. É incrivel por exemplo que qdo o atleta esta começando no cenario do basquete os arbitros o desfavoreçam e assim q o mesmo adquire uma bagem maior os mesmos arbitros o tratem de forma diferente.

    ResponderExcluir
  3. Como esse é o único canal que realmente temos, pois, a CBBC ocultas suas ações qto a realização dos brasileiros, mas, nos bastidores ja esta sendo divulgado que so haverá o brasileiro da 1ª divisão o que tem frustado atletas e equipes.
    Gostaria de se possivel o nosso blog basketeiros de plantao postasse uma enquete questionando a realização ou nao dos brasileiros, pois, se nao os forem realizar, possibilitem q as equipes possam liberar seus atletas a ferias coletivas, pois, se nao ha competiçoes nao ha o espirito esportivo de competição. Creio que a CBBC e seus dirigentes realmente desconheçam o significado de esporte...

    ResponderExcluir
  4. O que nos entristesse é que as entidades e federaçoes so obsevam e nao tomam providencias em questionar a CBBC. só vemos aqui postagens e comentarios de atletas que se resguardam do anonimato, pois, descordam da imundice do basquete em cadeiras de rodas do "b"rasil. mas suas entidades que deveriam comprar as brigas nao fazem, talvez por interesses excusos ou por favores recebidos. DIGA NAO A CBBC... (CONFEDRAÇAO BRASILEIRA DE BASQUETE CENTRALIZADO).....

    ResponderExcluir
  5. é, e regional nordeste de 19 a 23 de outubro... é o que se fala por ai... é o que se acredita...

    ResponderExcluir
  6. CAMPEONATO NORDESTE 19 A 23 DE OUTUBRO - EM RECIFE
    BRASILEIRO DA 3ª DIVISÃO 25 A 30 DE OUTUBRO - EM FORTALEZA

    ResponderExcluir
  7. As datas e locais acima citados são meras especulações, tendo em vista que nada foi anunciado pela entidade que administra o BCR no Brasil.

    Vamos torcer para que seja real e que tenhamos as competições.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. O basquete brasileiro esta complicado, equipes e atletas vivem de esperança:
    Esperança de q aconteça um campeonato, de q saia um calendario verdadeiro...
    O basquete no brasil esta virando UTOPIA...
    Abraço a todos os basqueteiros de plantao!!!

    ResponderExcluir
  9. A todas equipes e atletas do Brasil.
    Lógico as que nao fazem parete do caldeira da CBBC, pq estes nao vao se expor contra a CBBC.
    Todas equipes, atletas e federaçoes vamos nos reunir em um ato de protesto na Sede da CBBC em Brasília/DF, e mostrar pra eles q nao somos bobos como eles tem pensado.
    CBBC ABRE INSCRIÇÕES PARA O CAMPEONATO REGIONAL NORDESTE é simples de onde é a técnica da seleçao e a presidente da CBBC ? acho q n precisamos nem responder.

    ResponderExcluir
  10. Ta mais que na hora de se criar o NBBC. Equipes descontentes vamos fazer uma desfiliaçao em massa e fazer um novo basquete.
    e nao ter laços nenhum com a real cituaçao que se encontra o BC brasileiro. Pois, o desrrespeito como tem sido tratados atletas, equipes, patrocinadores e federaçoes por parte da entidade responsavel leva-nos ao mais baixo nivel de civilização.
    ************************************************
    Estatuto da CBBC.
    Título I
    Capitulo II
    "os seus fins"
    Artigo 2 a CBBC, tem por finalidade:
    de I, II e III
    nao tem sido cumprido no presente ano, pois, o estatuto abrenge o todo e nao parte exemplo priorizar seleções e realizar este ou aquele campeonato...

    ResponderExcluir
  11. Temos que começar a abrir os nossos olhos para a realidade do BC brasileiro, pois não existe isso passar um ano inteiro sem competições a altura. Infelizmente tenho que concordar com meus colegas que postaram acima, temos que abrir os olhos o quanto antes tevemos de repensar se a forma de como a CBBC vem administrando o BC brasileiro, pois se continuar assim nem sei se estaremos nas parolimpiadas em 2012 e muito menos em 2016.
    Gostaria de fazer uma pergunta a CBBC, a onde foi parar o dinheiro onde cada instituição afiliada tem que pagar anualmente?
    Pois as instituições que até então não participaram e pelo visto não participaram dos regionais e brasileiros no ano atual como que fica a situação destas, será que podem reevindicar o valor repassado desse ano a CBBC?

    ResponderExcluir
  12. Acho muito legal os colegas estarem cobrando da CBBC os seus direitos, mais fico triste ao lembrar q na assembleia todos concordaram e apoiaram a entao presidente Naise. Entao acho q tem sim q cobrar muito dessa gestao incopetente e na assembleia votar e aprovar ideias q possam ser realizadas e nao essas utopias da CBBC. Pois p realizer compeonato no ano de 2012 a diretoria tem q correr atras de verba ja em 2011, se nao tem condiçoes de fazer isso passe a bola pra frente. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. Pude notar nas palavras escritas que ha muita insatisfação, e muitas criticas tanto aos dirigentes , quanto aos árbitros, gostaria de dar minha opinião sobre os dois assuntos . 1º sobre a atual administração,sei que muita coisa foi para o papel e pouca coisa se realizou,não atribuo isso a uma má administração ou a "corrupção ou favorecimentos, é importante saber que todos os projetos precisam de verba e a verba da CBBC é sempre verba Publica o que no meu ponto de vista atrapalha mais do que ajuda, burocracia , e aí sim , interesses escusos estas verbas ficam paradas e sem grana meus amigos não se faz nada, é preciso fazer parcerias com iniciativa privada , sei que é dificil mas não é impossivel , para pararmos de depender das esmolas Publicas e então fazer o basquete que merecemos e temos potencial, que fique claro, Não é comentário politico , e sim uma opinião de quem está no basquete em cadeira de rodas a 13 anos.não creio que o problema da CBBC esteja só nas pessoas , mas sim no sistema que se é obrigado a trabalhar lá dentro, nesta e em outras gestões. (espero ter sido claro).
    2º Sobre os árbitros e a arbitragem, um mesmo lance pode ser interpretado de forma diferente , isso depende do posicionamento , do árbitro no momento do lance,a regra deve ser interpretada pelo árbitro ,o que significa que o arbitro é o juiz do jogo , o administrador, e cabe a ele (passível de erro)o poder de determinar o que é e o que não é prejuízo para o jogo, e nem sempre esta visão será a mesma dos demais envolvidos , porém é do árbitro este "PODER" , saibam que não é nada fácil exerce-lo
    quanto ao tratamento ser diferente, entre o novato e o experiente , no que diz respeito ao debate,é simples , o experiente tem argumento e seus questionamentos fundamentados nem sempre certos, precisam de esclarecimento e a abordagem destes atletas é totalmente diferente. o fato é o árbitro é um ser humano , e vai tratar assim todos não só em quadra mas na vida , pq a vida é assim de forma diferente pq tratamento é uma coisa , regra é outra. de uma vez por todas entendam , interpretação . é uma coisa subjetiva e vai sempre variar de acordo com aquele que a interpreta.
    está é minha opinião e me reservo o direito de tê-la.
    Chris Roger Pires
    árbitro CBBC /IWBF.

    ResponderExcluir

Comente algo que enriqueça essa discussão!