quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Democracia

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.



As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.



Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.



Pergunto ao Basketeiros que aqui buscam informações e usam o espaço para deixar seus recados:



Vivemos um basquete em cadeira de rodas Democrático?

13 comentários:

  1. é óbvio que vivemos numa democracia. está no poder quem nós colocamos.
    a questão é: estão fazendo o que prometeram?

    ResponderExcluir
  2. TEMOS A DEMOCRACIA SÓ ESCOLHER QUEM VAI PRO PODER MAS NAO TEMOS PARTICIPAÇÃO ALGUMA NAS DECISÕES. NINGUEM ME PERGUNTOU O QUE EU ACHAVA DA SAIDA DE UMA COMISSÃO TÉCNICA QUE PODERIA DAR CERTO, E MUITO MENOS SOBRE A SAIDA DE UM COMISSÃO QUE SEMPRE FOI DE FORMA POSITIVA EM RESULTADOS.

    TAMBÉM NAO ME PERGUNTARAM MINHA OPINIÃO EM RELAÇÃO A PRIORIZAR OU NAO SELEÇÕES.

    TUDO BEM QUE MEU VOTO FOI FAVORAVEL, MAS NA EPOCA O QUE FOI APRESETNADO PRA MIM NAO FOI NADA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE.

    O QUE PASSOU NAO MUDA MAIS, O QUE PRECISA MUDAR É O FUTURO E A S ELEIÇÕES ESTÃO AI.

    SERÁ QUE ALGUMA COISA VAI MUDAR? SERÁ QUE ALGUEM QUE ESTEVE A FAVOR VAI ESTAR CONTRA?

    SERA UE ALGUEM TEM PEITO PRA POR A CARA PRA BATER?

    EU DÚVIDO.

    E COMO NINGUEM AI SE MEXER, A GENTE ASSISTE DE CASA AS MENINAS DE FORMA SENSACIONAL EM LONDRES REPRESENTANDO O BASQUETE, E QUEM QUISER TIME COLETIVO MASCULINO JOGANDO BASTA VER O VOLEI SENTADO QUE FOI OURO NO PARAPAN.
    PORQUE BASQUETE TA DIFICIL.

    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. no brasil tem 27 estados e deveria cada federaçao pegar um representande e fazer com que visan para 2016 mas que seja atletas e ate o tecnico da seleçao tem que ser cadeirante alias jogadores experientes de seleçao duas pessoa boas para o cargo seria ALEX do HC e JATOBA do CAD pois esses dois sabe muito sobre basquete sobre rodas e os atletas tinha que vota para prsidente nas federaçoes de seus estados e tambem na confederaçao somente no campeonatos seria as votaçao na hora da abertura tanto no brasileiro como regional isso sim é democracia ou devemos fazer qe neum a NBA montar um sidicato dos atletas de basquete sobre rodas

    ResponderExcluir
  4. Sobre esse tema DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, tive oportunidade de redigir um artigo em 1998 (que pode ser consultado no link

    ( http://www.apriori.com.br/cgi/for/democracia-participativa-brasileira-luiz-claudio-portinho-t343.html )

    E no referido artigo, concluo que:

    "De tudo que foi exposto, é possível crer que não é no Texto Constitucional que se encontra o problema da efetivação da democracia participativa em nosso país. Parece-nos que poucos acréscimos seriam necessários para que nossa Carta se aproxime da perfeição no que diz respeito ao tema. Aliás, ousariamos sustentar, inclusive, que nenhuma reforma tem urgência.

    Colocar em práticas as normas constitucionais, tornando-as aliadas da realização das políticas sociais necessárias, "meo iudicio", é o grande desafio que se deve enfrentar. Nossas autoridades e até mesmo o povo tem-se furtado à implementar as prerrogativas constitucionais. Em relação ao povo, com certeza, isso não decorre da falta de vontade, mas sim da ausência de conhecimento do poder que detém e da falta de cultura participativa e de informação sobre os meios para realizá-la.

    A efetiva utilização de tais mecanismos, sem dúvida, engrandeceria nossa sociedade. Não só pela participação popular na escolha de seu próprio destino, mas também pela inequívoca assimilação dessas escolhas pelos representantes populares.

    Nosso país precisa, para se tornar um verdadeiro Estado Democrático de Direito, da seguida e reiterada participação popular na realização das atividades estatais. Esta participação, com certeza, não pode continuar a se dar somente de quatro em quatro anos, em épocas eleitorais."



    Portinho - Presidente
    RS PARADESPORTO
    www.rsparadesporto.org.br

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, as conclusões que tive após estudar detidamente o tema Democracia Participativa no Brasil se aplicam inteiramente ao atual estado das coisas de nosso basquete. É preciso que o POVO (comunidade do basquete e entidades filiadas) utilize dos mecanismos que têm a disposição para efetivar seus anseios, direitos e garantias.

    Ao contrário do que tenho lido, não é só no dia das eleições que o POVO tem oportunidade de se manifestar e impor suas vontades. Durante o mandato, os "eleitos" também devem respeito tanto ao POVO como a seu programa de governo (aprovado nas eleições).

    Portanto, POVO, devemos arregaçar as mangas e agir.

    ResponderExcluir
  6. então onde está o plano de governo que a chapa atual liderada pela Naise, falou que ia fazer? fez conchavos com um monte de dirigente e não cumpriu nada! Classificar o brasil para o mundial e ficar entre as ..... o Brasil nem classificou dona fátima e cia perdeu para o méxico e ficamos no brasil.....Classificar o brasil para as paraolimpíadas de londres e ficar entre as ..... de novo dona naise bota fátima para comandar os atleta e....nada o brasil perde para argentina.....alias fátima já tinha perdido os jogos juvenis da colombia em 2009 para a argentina com seleção jr....ninguem falou né? também falar porque né? é melhor falar que agora o brasil tem classificadores da zona americana....então que esses classificadores façam valer a regra e que ela seja cumprida que o atleta jogue aqui com a classe que joga internacionalmente....
    vergonha! para o basquete do brasil, virou um lixo!

    ResponderExcluir
  7. e agora o basquete se acabou de vez não realizou regionais e quer fazer campeonato de acesso com regiões que fizeram regionais por conta propria tendo 6 equipes clasificadas e subindo 4 para a 3ª divisão isso é palhaçada com o trabalho das equipes sem regionais, que é obrigaçaõ da cbbc realizar,passou o ano investindo em treino de seleção, salve-se dizer masculina,porque a feminina foi aos troncos e barancos mas se classificou com todos os méritos deum bom trabalho técnico,e a masculina com 3 técnicas se arrastou na vergonha de não se classificar , e agora não resta nada para nos equipes que estão sem regional,foi isso que nos foi prometido em momentos de campanha? vaamos trabalhar para mudaanças na proximaa eleição, pois se isto continuar,em breve estaremos enterando o basquete de vez

    ResponderExcluir
  8. O momento requer a responsabilidade de todos, para que as avaliações sejam feitas e que se construa o caminho da real mudança na política do basquete em cadeiras de rodas em nosso país. Penso que todos devem dar a sua contribuição, seja de forma individual ou em coletividade. A criação de um Fórum Permanente que discuta a questão da nossa modalidade seria interessante, algo que não seja somente para servir de "muro das lamentações", mas que efetivamente sirva como uma forma de comunicação direta com os dirigentes do basquete no Brasil. Ninguem é dono da verdade, por isso quem comanda deve estar sempre aberto ao debate.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc Lincon, o problema é q quem esta no poder nao da a minima para o q escrevemos ou falamos, o lance e fazelos pagar com o nosso voto, o baskete do Brasil ta virando piada aqui na europa, o atleta argentino q fez 38 pontos no primeiro jogo contra o Brasil (Berdun) é meu amigo e joguei contra ele sabado 26/11, e ele fez 9 pontos no jogo, como pode um cara fazer 38 pontos e o tecnico nao ver isso. Qual a explicaçao da CBBC diante disso? essa comiçao tecnica esta ai desde quando a naise esta dirigindo a CBBC, sera q vao continuar? Fico muito triste com a atual situaçao do basquete brasileiro, tantos talentos q nao sao aproveitados. Equipes investem o ano inteiro e no final nao tem nem campeonato....Lamentavel!!!!

    ResponderExcluir
  10. A Democracia assim como o Socialismo são regimes de governo que na teroria sao fantásticos, mas na prátrica nao funciona, pois, o carater é algo que vem de berço, nao adianta poder aquisitivo, grau de instrução. Por que uma pessoa sem carater se vende em proveito próprio ou por interesses de uma menoria. Quanto a questao da gestao hoje do Basquete em Cadeira de rodas nao tem nem o q se discutir má administração do começo ao fim. Quanto ao direito ao voto e ainda mais vergonhoso equipes que tem o direito a voto que ninguem nunca se quer viu em campeonatos ou seja, volta aquestao do carater. Ta mais q na hora de se criar NBBC de verdade, chega de tanta palhaçada. Talves sejamos reamente irracionais ao ponto de ver a cbbc priorizar seleção que nao tem mostrado resultado algum, ou enfatizar classificadores e arbitros enquanto que os atletas que sao a peça principal ficam a deriva. A todos basketeiros de verdade é hora de mudança nao da mais pra viver num mundo de fantasias. Vamos fazer como a NBA nao participar desta bagunça. Ai quero ver se os dirigentes fazem ou nao um basquete de qualidade, por que sem atletas nao tem patrocinio.

    ResponderExcluir
  11. Paulo ,na minha opinião , não existe isso de peça principal em uma modalidade coletiva, árbitros e classificadores precisam crescer para ajudar as equipes a crescerem também, concordo com o senhor , quando diz que priorizar seleções em detrimento das demais entidades e competições é um erro, porém é preciso avaliar mais profundamente , do que só a vontade, hoje o esporte depende de verba publica ,e muitas vezes a instituição financiadora liberam recursos direcionados , e é administrativamente e eticamente incorreto ,desviar os fundos específicos para a realização de outros pontos da administração, volto a afirmar , o basquete em cadeira de rodas precisa deixar de mendigar verba publica e partir para patrocínio, sei que é muito difícil isso, mas se não nos conscientizarmos e começarmos a buscar outras opções de verbas a coisa vai ficar feia, os árbitros e classificadores são muito criticados ,mas acho que cada um tem sim seu papel fundamental na formação do nosso esporte, não vi nenhum comentário aqui sobre o que vou dizer , um de nossos árbitros foi ao México e lá foi aprovado, e hoje é mais um excelente árbitro brasileiro com credencial internacional,por méritos dele, preparaçã0 fisica , regime louco , muita dor e esforço , e conseguiu , o que me revolta é acharem que os árbitros são magnatas que estão na competição , longe da familia , longe de seus empregos ,recebendo uma taxa que muitas vezes é inferior ao que ganharia ficando em suas cidades , tudo isso por amor ao esporte , tudo isso para que Atletas possam ter uma competição regida o mais próximo do que é exigido pela IWBF em termos de regra e interpretação da regra, e no fim somos sempre obrigados a escutar me desculpe asneiras como a sua , aprenda de uma vez , não se briga por seus direitos , tirando o direito dos outros .(Desculpem o desabafo)
    Parabéns meu amigo Marcus Gama por sua conquista
    novo árbitro internacional.


    Chris Roger Pires

    ResponderExcluir
  12. Caro Chris, talves ao me expressar quanto aos arbitros e classificadores tenha havido um mal entendido nao é de minha intenção jamais desqualificar estes profissionais tenho o maior respeito por aqueles que como voce mesmo citou tem a contribuir para o crescimento do esporte o que nao sao todos. Quanto a postagem anterior o questionamento é que devido ao fato da seleçao masculina não se classificar para as para-olimpidias devido ao conjunto de pessoas que estavam a frente da mesma, que por interesses próprios levaram ao pessimo resultado. E a cbbc colocou destaque para classificadores e arbitros pra ocultar o vechame que ela mesmo proporcionol. O Brasil ficou durante muitos anos com uma venda nos olhos chamado "FUTEBOL", onde incrivelmente o povo tiveram uma lavagem cerebral e acreditavam que a seleçao de futebol era primeira ordem na vida deles, o brasileiro ja da os primeiros passos pra uma reforma socio, politica e cultural, ou seja, nao da mais pra fingir que ta tudo bbem. Quanto a prof. Marcus Gama parabens por sua conquista. Quanto ao valor pago, deixar a fazeres, familia é uma opçao e grande parte dos atletas tambem deixam, pois, creio que a maioria sao pais de familia e trabalham e 90% nao vivem do basquete, tambem fazem porque amam assim como vc.

    ResponderExcluir
  13. Concordo caro Paulo que é uma opção dos árbitros trabalhar com o Basquete em cadeira de rodas e que é por amor ao esporte assim como 90% dos jogadores como você mesmo citou,porém nunca vi nenhum árbitro criticar jogadores, ao contrário do que todos pensam , nós buscamos sempre atender da melhor forma possível atletas tecnicos , e até curiosos em questionamentos sobre a regra, o fato é que não dá mais pra sentar na arquibancada ao lado de um tecnico e bater um bom papo sem que vejam isso como CONCHAVO, MANIPULAÇÃO e expeculações politicas , na verdade os árbitros foram distanciados dos outros , e não nos distanciamos como argumentam,
    volto a dizer somos peças da mesma engrenagem ,estamos e somos basquete porque amamos tudo isso , respeitamos a todos , uma pergunta você já viu ou ouviu falar que um arbitro tenha batido boca com jogador ou com algum tecnico ofendendo estes?, não vou dizer que não possa acontecer afinal somos humanos e o sangue nas veias é de humano e não de barata, mas buscarmos respeitar sempre , sempre e sempre,o fato acontecido na primeira divisão mostra o quanto um arbitro pode ser desrespeitado, enquanto profissional e enquanto ser humano,é muito triste tudo isso,mas seguimos com responsabilidade, e respeito o campeonato , e de forma alguma houve perseguição contra a técnica do HC nos outros jogos,isto é respeito,é assim que somos apesar de não acreditarem , imparciais,profissionais , responsáveis ,comprometidos com o crescimento e com o melhor para o basquete em cadeira de rodas,para que todos possam se beneficiar deste crescimento,
    sei que me conhece , se está no meio do basquete em cadeira de rodas já pode estar em quadra nos campeonatos se não da CBBC talvez da FGBC quem sabe , e sabe que prezo pela amizade de todos , pela boa convivência , e que procuro melhorar nosso basquete sempre , e é assim que vai ser , mesmo com criticas ,agradeço por ter esclarecido seu comentário sobre árbitros e classificadores
    e espero contar sempre não só com seus comentários aquí
    mas com suas idéias em forma de ação para nos ajudar a fazer um basquete melhor no nosso País,espero por você e por todos os interessados em ver o crescimento do basquete em cadeira de rodas;
    grato.
    Chris Roger Pires àrbitro IWBF/CBBC

    ResponderExcluir

Comente algo que enriqueça essa discussão!