quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lesões por Overuse

Overuse é um termo utilizado para designar excesso de repetições de determinadas atividades ou movimentos ou excesso de carga de uma determinada atividade, provocando desgaste dos tecidos.

Porque acontecem as lesões por Overuse?



O corpo humano tem uma tremenda capacidade de adaptar-se ao estresse físico. Nós temos a tendência de pensar nos efeitos negativos do estresse no nosso bem estar, mas o estresse físico, que é simplesmente o exercício e a atividade, é benéfico para nossos músculos, ossos, tendões e ligamentos tornando-os mais fortes e funcionais. Isto acontece porque há um processo interno chamado remodelação. O processo de remodelação envolve tanto o desgaste, quanto a recomposição dos tecidos. Há um fino equilíbrio entre essas duas condições e se o desgaste ocorrer mais rapidamente do que a recomposição, então ocorrerá uma lesão por overuse.




Quais os fatores que causam a lesão por overuse?




Os erros de treinamento são as causas mais comuns das lesões por overuse. Esses erros envolvem a rápida aceleração da intensidade, duração ou frequência da atividade. As lesões por overuse também ocorrem em pessoas que estão retornando de outra lesão e tentam recuperar o tempo perdido exigindo demais de si próprios para atingir o nível de desempenho que tinham antes da lesão. O uso de técnicas adequadas é primordial para evitar essas lesões. Por isso, treinadores, preparadores físicos e professores têm papel primordial na prevenção recorrente das lesões por overuse.




As lesões por Overuse podem ser previnidas?




Muitas das lesões por overuse podem ser prevenidas através de treinamento apropriado e bom senso. Aprenda a “escutar” seu corpo. Lembre-se que o ditado “sem dor não há ganho” não se aplica aqui. A regra dos 10% é muito útil na determinação de como as coisas serão no outro nível. No geral, o treinamento não deve aumentar mais do que 10% por semana. Isto permite que o corpo se adapte e tenha tempo de se recuperar. Esta regra também se aplica para aumentar o ritmo ou milhagem para corredores ou andarilhos, assim como para o aumento da carga de peso nos programas de treinamento de força.
É importante aquecer e voltar à calma antes e depois da atividade, respectivamente. Treinamento de força, aumento da flexibilidade e a melhora da estabilidade muscular também ajudam a minimizar essas lesões.
Um especialista em medicina esportiva ou em treinamento esportivo devem ser procurados no início de um treinamento para prevenir problemas crônicos e recorrentes. O programa também pode ser modificado para que o nível de aptidão física seja mantido de forma segura enquanto um atleta estiver se recuperando de uma lesão. O atleta deve voltar aos treinamentos somente quando houver por parte de um profissional da saúde total certeza de sua segurança.

(Texto original: Overuse injury)
http://www.stopsportsinjuries.org/overuse-injury.aspx





Então fiquem ligados em seus treinamentos Basketeiros!





Um comentário:

  1. BOA GOSTEI...
    CONTINUEM COLOCANDO REPORTAGENS SOBRE LESÕES E GOSTARIA QUE TBM COLOCASSEM DE TREINAMENTOS.

    ResponderExcluir

Comente algo que enriqueça essa discussão!