terça-feira, 8 de maio de 2012

Espaço Físio

Olá, Basketeiros!

Inicialmente gostaria de agradecer os elogios recebidos. Minha função é de ser um facilitador, para que dúvidas sejam esclarecidas, sugestões sejam dadas, discussões sejam realizadas, conclusões sejam tiradas, sempre no intuito de acrescentar algo, de fazer a diferença.
Após minha primeira postagem no blog, um basketeiro postou uma pergunta sobre tendinite e treinamento. Esse questionamento me fez pensar em algo que é relativamente comum no meio desportivo, que se trata das lesões musculares por sobrecarga, conhecidas como SÍNDROMES POR OVERUSE.
O problema de um episódio de dor na prática desportiva é hoje uma preocupação constante, independente da idade, modalidade praticada ou treinamento. A frequência e a prevalência das Síndromes por Overuse diagnosticadas, e algumas vezes tratadas, são em sua maioria um fenômeno que vem ocorrendo e aumentando em indivíduos que iniciam atividade esportiva.
Os indivíduos que estão mais propensos a desenvolver uma Síndrome por Overuse são aqueles que possuem uma rotina de treino diária.
A biomecânica do esporte praticado é diretamente ligada à área corporal afetada. No caso de vocês, basketeiros, a Síndrome por Overuse manifesta-se por processos inflamatórios nas estruturas osteomioarticulares da cintura escapular e membros superiores. Os problemas mais comuns são as lesões do manguito rotador, síndrome do impacto, tendinite biciptal, epicondilites, síndromes compressivas, tenossinovites, luxações e fraturas por estresse.
Se esses eventos não forem diagnosticados precocemente e tratados, os tecidos lesionados sofrerão mudanças fisiopatológicas, ocorrendo a instalação de aderências e fibroses comprometendo toda a estrutura. A consequência disso a curto e médio prazo é
o comprometimento no desempenho do atleta na sua prática desportiva, e a longo prazo o afastamento do atleta de forma definitiva do esporte.
Diante do que foi exposto, amigos, não negligenciem a dor que estejam sentindo, seja ela manifestada durante ou após o treinamento ou jogo, não soneguem informações à comissão técnica sobre seu estado físico, não insistam em treinar e competir sentindo dor, com o pensamento que ela passará, pois não passará, ao contrário, a tendência é piorar e prestem atenção nos avisos que o seu corpo lhe dá, pois vocês podem estar a caminho de uma Síndrome por Overuse.
Então fica a dica: Em caso de dor durante ou após os treinamentos, procure um médico para que você seja avaliado e para que sua lesão seja diagnosticada o mais precocemente possível. Quanto mais rápido esse diagnóstico ocorrer, mais rápido será o tratamento medicamentoso e fisioterapeutico, e mais curto será seu tempo de afastamento da prática esportiva.

Na próxima postagem vou falar de um grupo de músculos que se fortalecidos da forma adequada, conseguem melhorar o desempenho de vocês, atletas, além de prevenirem muitas lesões musculares: “Os músculos estabilizadores”.

E lembrem-se: Dúvidas? Pergunte. Sugestões? Faça-as.
Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Seria de supra importânçia tentar entra em contato com o Diretor Tecnico da CBBC uma oportunidade nos campeonatos brasileiro de realizar uma oficina ou seminario para da esclarecimento e ajudar os profissionais a desenvolver seu trabalho dentro de parametros teoricos da cinesiologia e anatomia para melhorar a performa de nossos atletas isso sim e fazer esporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de seu comentário. Me colocaria a disposição para realizar uma oficina ou seminário nos brasileiros. Quem sabe um dia isso seja possível. Não tenho contato de ninguém da CBBC, mas gostei muito da dica.
      Grande abraço!

      Excluir

Comente algo que enriqueça essa discussão!